O Motivo Pelo Qual Você Ainda Não Produz Músicas Incríveis

Há quanto tempo você tem o desejo de se tornar um ótimo produtor musical?

Você por acaso sente que sabe o que tem que fazer para chegar no nível que deseja na produção e mesmo assim, por algum motivo, acaba não fazendo as coisas que deveria e atrasando seu desenvolvimento na música?

Existe um mal que assombra quase todo produtor. Sabemos que precisamos praticar e estudar para chegar em um alto nível de produção mas de certa forma passamos milhões de outras atividades na frente e nosso sonho acaba se distanciando cada vez mais por causa da grande vilã, ela mesma, a procrastinação!

Esse é um Texto que escrevi para meus alunos do meu curso online de produção MM30 mas acredito ser algo de extremo valor para toda a comunidade de produtores que desejam se desenvolver e não conseguem por causa da procrastinação.

Para identificar o motivo da sua falta de proatividade e disciplina é preciso primeiro entender o funcionamento básico do nosso cérebro.
Nos tempos das cavernas a economia de energia era essencial para a nossa sobrevivência. Toda e qualquer ação do ser humano deveria ser tomada a partir de um objetivo muito claro e definido que traria resultados positivos imediatos para o ser e sua família. Qualquer desperdício de energia poderia ser fatal.

Acontece que nós nos desenvolvemos ao longo dos milênios mas o nosso cérebro não. O principio básico continua sendo o de economizar energia e evitar ao máximo ações que potencialmente podem não trazer benefícios claros. Ou seja, somos muito bons em nos motivar à alcançar algo palpável, objetivos rápidos de se conseguir, mas para objetivos à longo prazo somos máquinas perfeitas de procrastinação.

Então o que fazer? Qual a solução?
Já que sabemos que o cérebro não consegue reconhecer benefícios de longo prazo precisamos tornar a recompensa mais próxima de nós. Precisamos ter algo palpável para alcançar todos os dias.. O Foco então passa a não ser mais no objetivo final externo (como por exemplo ter sua música distribuída para milhões de pessoas com uma qualidade extrema) e se volta para o objetivo interno que é o desenvolvimento pessoal e a transcendência dos próprios limites.

Para continuar firme no seu comprometimento você precisa se recompensar mentalmente todos os dias, mas não por ter atingido algo grande ou ter conseguido objetivos externos, e sim por ter feito o que sabe que deveria ter sido feito e ao final do dia se olhar no espelho batendo no próprio ombro e dizendo ”Você fez o seu melhor hoje, muito bem!”.

Esse é o fundamento da técnica que a Aline Iiachinsk citou, mas o buraco é bem mais fundo que isso. Mais importante do quê ter um objetivo final muito bem definido é conseguir quebrar este objetivo em Milhares de micro-objetivos que irão pouco a pouco construir a escada do seu sucesso.

Então tendo como base estes conhecimentos nós vamos começar a hackear nossa própria mente.
Pense comigo, qual objetivo é mais fácil alcançar? Correr uma maratona ou calçar seus tênis de corrida? Obviamente calçar os tenis é algo muito mais simples. Por isso a sua meta não precisa ser correr a maratona. Você pode (e deve) ter o objetivo final claro na mente, mas se a sua primeira meta for calçar os tênis você automaticamente está recompensando sua mente e liberando hormônios do prazer como a endorfina no momento em que atingiu a sua pequena meta.

Isso vai aumentar o seu poder de acreditar no seu potencial de atingir a próxima meta que é sair pela porta da sua casa, que vai te impulsionar ao próximo objetivo que é fazer alongamentos, e de pouquinho em pouquinho você já terá corrido a sua maratona.
Agora vamos trazer este pensamento para o desenvolvimento na música em poucos passos:

Exemplo: Lançar minha música no maior selo do mundo.
Exemplo: Terminar minha primeira música > Lançar em gravadoras pequenas > Construir uma base de fās > Lançar na maior do mundo.

Não importa a circunstancia você vai se comprometer com este pequeno objetivo e vai cumpri-lo à qualquer custo todos os dias ok? Antes de deitar à noite você vai se olhar no espelho e se parabenizar por ter conquistado aquela pequena coisa que está construindo seu sucesso pouco a pouco.

Conclusão: Se você tentar correr a maratona vai falhar antes mesmo de começar. Mas se tentar dar um passo de cada vez terá corrido duas maratonas antes mesmo que possa se dar conta disso.