4 Maneiras de Tratar a Acústica do Seu Home Estúdio de Forma Caseira

Está Montando seu Próprio Estúdio em casa?

Se você já conseguiu se tornar um produtor musical certamente já notou duas coisas:
01 – Acústica e Referência são necessidades básicas para uma boa qualidade musical
02 – Cada investimento feito no estúdio é uma dor no bolso (principalmente no Brasil)

E  aí você se depara com um dilema. Ok, acústica é muito importante mas se eu ainda não consegui nem terminar de comprar os equipamentos básicos que precisava no estúdio como vou tirar dinheiro para investir em tratamento acústico?

Não se preocupe pois Aqui vão algumas dicas baratas que sempre indicamos aos alunos do curso de produção MM30 para que eles eliminem ao menos os problemas primários de uma sala que ainda não foi tratada:

01 – Você tem Meias Velhas?

A maioria dos Modelos de monitores tem uma espécie de buracos chamados Portas. Você poderá identifica-las facilmente pois a vibração do auto-falante gera ar dentro dos monitores que, respectivamente, é expelido pelas portas.
O problema disso é que o ar gera uma vibração indesejada ao sair das caixas, e isso acaba criando distorções.

A boa notícia é que você pode diminuir significativamente essa vibração simplesmente colocando meias velhas nas portas.
Fazendo isso você suaviza a maneira como o ar é expelido e não o impede de sair pois a meia é repleta de poros. A vibração é abafada e você tem um som mais definido.

02 – Seu Guarda Roupas é Importante

Muitos dos novos produtores (acredito que a maioria) começam montando seu Home-Studio dentro do próprio quarto, e aquilo que você talvez veja como uma limitação é na realidade uma vantagem. Sua cama e Seu armário podem desempenhar um papel crucial para a melhora de acústica no seu ambiente. Quando você posiciona seu guarda roupa contra seus monitores de áudio, ou seja, exatamente atrás de você ele servirá como um potente bass-trap (armadilha de graves). O que acontece é que quando o som sai dos auto-falantes ele vai direto para trás de você, e se o que tem atrás é apenas uma parede a onda sonora será refletida diretamente de volta para seus ouvidos, o que causará reflexões indesejadas.

Quando um guarda roupas é posicionado atrás de você o que acontece fisicamente é que a madeira irá naturalmente absorver (um pouco) das frequências médias e altas, e as frequências baixas irão passar (essas não são facilmente absorvidas), mas elas não irão refletir. Sabe por quê?

Assim que os graves atingem o guarda roupas isso irá gerar uma vibração na porta, naturalmente isso fará com que as ondas percam a energia que está sendo transferida para a porta, então os graves entram, passam pelas suas roupas, batem na parte de trás e refletem novamente para a porta, que por sua vez irá vibrar novamente absorvendo o restante de energia que ainda sobrava.

03 – Posicione-se no Meio

A Sua posição na sala é tão importante quanto qualquer técnica ou material para tratamento acústico. Se você está posicionado em uma das quinas com uma bancada em ”L” por exemplo, a onda sonora que sai dos monitores vai causar tantas reflexões que vai ser praticamente impossível fazer qualquer controle disso. O lugar mais indicado para posicionar seus monitores é no exato meio entre duas paredes, e de preferência com 15 à 30 centímetros de distância da parede de trás, assim você evita acumulo de graves na parede traseira.

04 – Elimine as Reflexões Primárias

Um material de excelente absorção sonora é a espuma de colchões, aquela com um formato de caixa de ovos sabe??

Você pode usar esse material para absorver boa parte das reflexões sonoras. Basta saber onde posiciona-lo corretamente.

Para descobrir onde posicionar a espuma e eliminar as reflexões laterais sente-se exatamente no meio entre seus monitores de referência e peça ajuda para um amigo ou parente.

Pegue um pequeno espelho e peça seu amigo para que coloque o espelho na parede na mesma altura das caixas de som e comece a passar esse espelho pela parede até que você consiga ver o reflexo de um dos monitores contra o espelho. Esse é o ponto exato de reflexão sonora que você precisa eliminar.

Faça o mesmo procedimento nas duas paredes laterais e coloque espuma por toda a área em volta desse ponto.

 

1 comentário em “4 Maneiras de Tratar a Acústica do Seu Home Estúdio de Forma Caseira”

  1. Olá, Rodrígo. Tudo bem?
    Vi o seu email e um Tópico dele me chamou atenção.
    Referente as “Meias nas portas dos monitores”.
    Isso se faz verdade?
    Eu tenho um par de KRK nº6 da Rokit. Fiz esse teste ai. Mas, me tira algumas dúvida?
    Eu não tenho tratamento no meu quarto e atrás de mim tem o meu guarda-roupas. ok.

    Mas, referente as meias. Isso ajuda realmente pra mixagem? Pois fiz o teste batendo um kick 808 e senti que o sub deu uma diminuída.
    Isso não atrapalha na mix? Tipo! Eu pensar que ta ok o sub sendo que to pondo mais… Sei lá. Me causou super dúvida sobre isso.
    O Kick ficou mais seco.

    Bom! É isso. Forte abraço e obrigado por essas e outras dicas.

    Att: Bruno Ricardo aka KALLENDARIO – DJ/Producer.

Comentários encerrados.