4 Motivos Para Escolher o Ableton Live

Qual é o Melhor software para começar?

Quando estamos começando a produzir é natural que surjam algumas perguntas e dúvidas à respeito de qual software escolher.
Qual software é melhor?
O software tal é bom para produzir o estilo de musica tal?
Qual é mais fácil de entender?
Para tirar todas essas dúvidas existe uma frase que eu costumo dizer, ”Quem faz a música é o produtor e não o programa”.

O que você quer dizer com isso Rodrigo?
Eu quero dizer que qualquer software do mercado é completamente capaz de te fornecer as ferramentas necessárias para desenvolver todos os estilos de música com qualidade. O diferencial está no fator humano, em quem está sentado na frente do computador. A conclusão portanto é que você pode se dar bem escolhendo qualquer tipo de software, mas o Ableton Live é o software que eu indico para os alunos do meu curso de produção MM30. Se você quer saber o porquê disso é só conferir algumas das grandes vantagens de optar pelo Ableton.

01 – Interface Perfeita:

Enquanto a maioria dos programas se preocupou em deixar a interface ”bonitinha” o Ableton foi direto ao que interessa e desenvolveu uma plataforma focada em simplicidade e eficiência.
Não é raro encontrarmos fotografias de estúdios que utilizam 2 monitores visuais para trabalhar.
Me lembro que quando comecei a produzir eu me perguntava pra quê diabos serviam aqueles 2 monitores. Acontece que muitos softwares desenvolveram um sistema de amostragem de plugins pouco eficiente que basicamente faz os plugins pularem para frente da tela, se acumulando cada vez mais e escondendo toda a linha de arranjo de seu projeto.

Portanto você tem apenas duas opções, ou investe em uma tela dedicada aos plugins e outra dedicada ao projeto ou acostume-se com um fluxo de trabalho lento e tedioso. O Ableton Live conta com um sistema inteligente, amigável e simples de amostragem de plugins, todos os plugins ficam agrupados em racks e com apenas uma tela no estudio você é completamente capaz de trabalhar de forma eficiente e limpa.

02 – Vasto Accesso ao Conteúdo:

Pela simplicidade e qualidade da interface, ferramentas e sistemas, o Ableton Live se popularizou rapidamente e hoje é uma das plataformas de produção musical mais utilizadas no mundo. Sabe o que isso significa? significa que sempre que surgir alguma dúvida sobre produção musical e você for recorrer ao google ou ao youtube, muito provavelmente você achará conteúdos demonstrados no Ableton. A facilidade de encontrar conteúdo sobre essa plataforma na internet é impar, eu garanto que praticamente tudo o que você precisar encontrar estará lá para você. Mas se você não quer mais perder tempo buscando informações fragmentadas e tentando junta-las como em um quebra cabeças você deveria conhecer o Ableton do Zero que é um dos módulos do meu curso completo de Ableton Live já aprovado e garantido por mais de 1000 alunos até o presente momento.

Rodrigo,
Seu curso foi muito esclarecedor, aliás ainda é. Tenho ele como um guia pra todas as minhas dúvidas em relação ao programa. Assim como está sendo comigo, tenho certeza que seu curso ajuda muita gente. Na minha opinião você est;a no caminho correto. Obrigado por disponibilizar seu tempo e conhecimento com a gente, sinto-me lisonjeado de ter a chand de expressar minha opinião.
Olá Rodrigo,
Já estou conseguindo acessar meu curso, quero agradecer e parabenizar você pelo grande conteúdo oferecido em seu curso, já que não encontrei nada parecido nem na internet nem mesmo em curso presencial, estou caminhando e devagar chego lá.
Parabéns e um Grande Abraço
Mais Comentários

03 – Essencial Para Performances ao Vivo:

Se você quer produzir musica eletrônica sem aprender a usar o Ableton é a mesma coisa de ir morar nos EUA sem falar inglês.
Todo produtor de música eletrônica deseja se apresentar ao vivo um dia. Isso faz parte do fluxo natural das coisas, mesmo que você nem pense nisso agora, vai chegar um dia que as pessoas vão pedir, implorar para ver uma performance ao vivo de um produtor que elas admiram.

Nesse caso meu amigo, mesmo que você produza em outro software terá que aprender a utilizar o Live para a sua apresentação.  Ele é a plataforma mais completa para performances ao vivo atualmente e quem utiliza outros softwares é até mesmo visto com um certo preconceito por outros artistas, à não ser que você opte pelos CDJ’s, nesse caso, alguns meios sociais da música eletrônica ainda te acolherão (mas nem todos).

04 – Dinheirinho Extra é Sempre Bom:

Além de áudio, o Live também te permite trabalhar com vídeo. Isso não significa que você vai ser capaz de criar efeitos visuais e fazer cortes no vídeo, o que o Live te permite é visualizar um vídeo em sua linha do tempo e manipular o áudio para uma sincronia perfeita. Assim você pode por exemplo, trabalhar criando trilhas sonoras para trailers, comerciais, ETC… Utilize a sua imaginação e faça uma graninha extra.