masterização para o spotify

Masterizando Suas Músicas Para as Plataformas de Streaming

Você que já produz suas músicas ou beats a algum tempo, com certeza já se perguntou se requer alguma masterização específica para que a sua música seja disponibilizada nas diversas plataformas online de streaming hoje em dia.

A resposta é sim.

E saiba que talvez você esteja correndo o risco de sua música ser muito comprimida para se adequar ao volume padrão destas plataformas.

Sabemos que quando a música é muito comprimida, ela perde dinâmica, ou seja, para masterizar a sua track sem deixá-la achatada, precisamos conhecer e utilizar como referência a unidade de medida padrão de altura, que atualmente é o LUFS.

O que é LUFS ?

LUFS é a abreviação do termo Loudness Units Relative to Full Scale e foi a unidade de medida adotada a partir de 2013 como solução para a padronização de áudio nas veiculações de rádio e tv.

Além disso, o LUFS é uma escala utilizada internacionalmente para medir o volume, usando um algoritmo semelhante ao nosso modo de escuta, ao contrário do RMS, que é a medida utilizada para definir o volume médio das tracks. O LUFS valoriza as frequências médias e altas acima de 2000 Hz, região esta que é mais sensível aos ouvidos humanos, por isso a semelhança com a nossa escuta.

O Youtube e o Spotify já trabalham com essa unidade de medida, ou seja, você pode estar sofrendo com mudanças na sua música e nem estar ciente.

Isso acontece para que não haja variação de volume entre as músicas.

Atualmente a Apple Music está em 16 LUFS. Já o YouTube e o Tidal estão em 14 LUFS. Agora o Spotify também está em 14 LUFS, mas o padrão AES é de 16 LUFS.

masterização para o spotify

Vamos aprender aqui a trabalhar com os LUFS e deixar a sua música pronta para ser escutada nas mais diversas plataformas digitais.

E se você está lendo este artigo no mês de Outubro, saiba que estão abertas novas vagas para o curso Master21, o nosso curso online completo de mixagem e masterização. Para se inscrever e participar da promoção de abertura da nova turma, é só clicar aqui!

E para você que não entendeu absolutamente nada do que falamos até agora, recomendo fazer o curso MM30, lá você vai ter toda a base necessária para começar a se aprofundar em qualquer tipo de assunto relacionado a produção musical. É só clicar no botão abaixo

 

PORQUE MASTERIZAR EM LUFS?

Infelizmente os produtores estão tão obcecados com o volume alto que normalmente eles trabalham com uma margem dinâmica muito limitada. Esse fenômeno é chamado de “Loudness War”, ou Guerra dos Volumes.

A ideologia dessa guerra é “quanto mais alto é sua música, melhor será o som para seus ouvintes”, o que não é verdade.

Vamos pegar um exemplo:

Você tem uma música e fez a masterização dela, está bastante comprimida e soando muito alta, e em LUFS ela está batendo em -7. Agora você quer que ela esteja disponível no Spotify, e sabemos que o Spotify trabalha com -14 LUFS. Se a sua música está atingindo -7, o Spotify automaticamente vai comprimir a sua música, até que ela esteja batendo em -14.

Porém se você já sabe aonde quer chegar na sua masterização e controladamente deixar a sua música em níveis adequados (-14 LUFS), ela soaria mais dinâmica, pois não precisaria da compressão da plataforma, como na figura abaixo:

como enviar musica para o spotify

Olhando a parte esquerda vemos como a música manteve a sua dinâmica, e essa consegue transmitir todos as sensações que o produtor quer passar para o seus ouvintes, sem parecer monótona. Já na direita vemos uma música que foi super comprimida batendo em -7 LUFS e como ela pode soar chata e cansativa.

Como já diziam os mais experientes,

“Ao tentar soar alto, acaba-se com a qualidade do som”.

 

COMO ATINGIR O TARGET CORRETO EM LUFS

Existem alguns plugins no mercado para medir os LUFS, mas o que eu utilizo e acho mais interessante, inclusive no Master21 nos aprofundamos muito nesse plugin, é o maximizer do Ozone 8.

Veja que ele possui esta função incrível de aprender o seu threshold “Learn Threshold” e configurar corretamente os decibéis para atingir o target em LUFS.

Masterização com ozone

Ou seja, o maximizer do Ozone consegue definir o melhor Threshold para a sua música, até ela atingir o pico de -14 LUFS. É só configurar o Target e clicar em Learn.

Você simplesmente não precisa fazer mais nada, apenas deixar a mágica acontecer, e ter a certeza de que está atingindo aquele nível de volume sem se preocupar.

Concluindo, espero que a dinâmica das suas músicas seja preservada tanto na pista quanto ao fazer upload para as plataformas, e que cada vez mais nós produtores possamos nos unir para desconstruir a idéia de que a qualidade musical está relacionada ao volume mais alto.

Para entender um pouco mais sobre LUFS, temos uma aula no canal do UB TUTORIALS onde um dos alunos do curso Master21 foi convidado para explicar o tema. Confira a seguir: