3 Plugins Mágicos Para uma Mixagem Limpa

Todos os Produtores Musicais Deveria Saber

Se você já é produtor musical e já começou a criar suas primeiras tracks ou até mesmo produzir suas primeiras bandas, certamente sabe que uma mixagem limpa é essencial para a qualidade final do som.

Por isso separamos 3 Plugins que podem fazer mágica na hora de te auxiliar em suas Mix:

01 – Analisador de Espectro

De início pode parecer que esse Plugin poderia ser facilmente descartado já que sua função não exerce nenhum efeito sobre o áudio, mas acredite em mim, o analisador de espectro (ou spectrum analyzer) será o seu maior aliado quando se fala em mixagem. Ele é um plug-in que faz uma análise gráfica da informação sonora de cada canal e deve ser utilizado para analisar TODOS os elementos. É muito importante confiar nos ouvidos, mas é apenas 1% dos produtores no mundo que possui um ouvido aguçado o suficiente para identificar com precisão qual área d espectro cada elemento ocupa.

Uma ótima técnica para utilizar no seu mixdown (processo de limpeza final do som). É colocar o analisador em um monitor visual separado do projeto e dar o play na música. Dessa forma todas as vezes que você identificar um pico em alguma casa de frequência do analisador, significa que ali naquele momento da musica existe algum elemento com picos ou distorções para serem controlados.

Após identificar esse elemento com muitos plays e pauses naquela mesma região, fica fácil saber qual é a frequência que devera ser cortada, pois o analisador acusará exatamente aquela região defeituosa.

(Minha dica pessoal para você é o Voxengo-SPAN)

02 – Equalizador

Muitos podem estar pensando “Aaah Rodrigo, mas isso é óbvio!”

SIM! É óbvio que precisaremos do equalizador para controlar e limpar a mixagem de nossas músicas, mas você sabe como usar corretamente o equalizador?

O principal para que você saiba equalizar todos os elementos na minha opinião é que você tenha um certo conhecimento de frequências (caso não tenha aconselho que conheça o nosso curso online básico de produção MM30, mas existem algumas técnicas que podem nos ajudar.

Praticamente todo elemento terá alguma frequência que pode ser atenuada, nesse caso basta ouvi o elemento em loop muitas vezes e identificar qual é a sonoridade dentro do espectro que te incomoda. Feito isso basta abrir o equalizador e marcar um ponto qualquer com o CUE bem fechadinho, bem estreito. Agora iremos subir esse ponto o mais alto possível dentro do equalizador para que haja uma distorção proposital, e agora basta fazer uma varredura para a esquerda e para a direita até que consiga encontrar a frequência indesejada. Feito isso basta abaixar o ganho cortando a quantidade necessária naquela área.

03 – Compressor

O compressor pode ser o seu maior aliado quando se trata de deixar a faixa uniforme e sem picos. Como eu já comentei em um artigo do blog, o maior motivo pelo qual a maioria das pessoas não consegue um ganho satisfatório na masterização é a falta de controle de picos na mixagem. Para conseguir fazer com que sua música fique alta na masterização é preciso um equilíbrio perfeito entre os instrumentos e elementos da faixa. Quando um instrumento está mais alto que o resto da música ele vai causar um pico sonoro, isso significa que quando o engenheiro de masterização começar a dar ganho no limiter, esse instrumento irá atingir o limite muito antes dos outros.

Isso fará com que o limiter comprima a sua música muito mais do que o necessário causando uma perda de dinâmica e consequentemente um resultado de volume final baixo.

Uma ótima técnica para controlar picos é a compressão:

CLIQUE AQUI E PRODUZA SUA PRIMEIRA MÚSICA