As 4 Regras Essenciais da Equalização

Você usa o Equalizador Conscientemente ou gira knobs para ”ver no que vai dar”?

Todo produtor sente ou irá sentir a necessidade da utilização da ferramenta mais famosa do mundo da produção musical, o tão necessário equalizador, não é mesmo?
Mas se você ainda não se matriculou em algum curso de produção como o ”Minha Música em 30” é provável que não esteja habituado com o spectro de freqüências, e por isso talvez seja um grande obstáculo utilizar o equalizador de forma correta, mas existem algumas regras básicas que irão te guiar na busca pela equalização perfeita.

[REGRA 1] Prefira os Cortes

Para corrigir ruídos e fazer uma limpeza nos timbres é importante que as freqüências indesejadas sejam retiradas.
O que Vejo acontecer frequentemente é que ao acentuar uma banda de freqüências o produtor tende a acentuar outras bandas desnecessariamente. E por quê isso ocorre?

Quando enfatizamos uma área do espectro, como os médios por exemplo, as demais (agudos e graves) tendem a soar um pouco menos presentes e mais distantes. Partindo disso o produtor começa a equalizar com boosts e mais boosts tentando fazer uma compensação nessas demais bandas, e isso é extremamente errado!

[REGRA 2] Cortes quase sempre Cirúrgicos

Ao identificarmos uma freqüência indesejada no áudio é importante que façamos o corte da maneira mais cirúrgica possível. Ou seja, cortes fechados e precisos. E por quê isso?
Em alguns casos isolados existe uma grande área do espectro que necessita ser cortada, nesses casos não temos muito o que fazer e o audio provavelmente soará artificial e morto. Mas na maioria dos casos isso não é necessário, apenas uma pequena freqüência irritante ou que esteja sujando o som deverá ser retirada. Quanto maior é o corte, mais espaço abrimos na mixagem, porém, com cortes abertos estaremos abrindo mão da presença do elemento ou instrumento em sí. Portanto, procure sempre fazer cortes como os da imagem do item 1 para preservar o instrumento.

Para encontrar freqüências indesejadas precisamente basta criar um ponto de bandpass, joga-lo lá em cima e fazer uma varredura por todo o espectro do equalizador (se ficou difícil de entender Não se preocupe, leia o artigo até o final)

[REGRA 3] Livre-se do Desnecessário

Talvez você não saiba mas existem frequências inaudíveis para o ouvido humano, que se não forem retiradas do audio certamente somarão informação desnecessárias no arquivo final rendendo problemas na compressão e masterização do trabalho final. Isso é apenas sujeira sonora, portanto devemos fazer a devida limpeza da casa.
Para isso crie um ponto de low cut em seu equalizador e arraste para a direita até que perceba que o timbre está sendo modificado, quando perceber que está perdendo graves pare e volte um pouco até o ponto onde nada mudou.
Depois repita o processo fazendo um high cut nas freqüências altas.

[REGRA 4] Boosts devem ser suaves

Enquanto os cortes devem ser fechados e precisos, os boosts devem ser trabalhados de forma contrária. Como o boost faz parte do processo criativo da equalização é interessante que ele pegue uma área mais abrangente de frequencias.
Então dentro dessa regra existem duas sub-regras básicas:
1 – O Boost deve pegar uma área um pouco abrangente do espectro
2 – Deve-se evitar aumentar mais de 6db para que o áudio não soe artificial

Então meu amigo produtor, espero que de agora em diante a sua relação com o equalizador seja muito mais amigável e como eu sei que algumas dessas dicas talvez não tenham ficado muito claras através do artigo eu gravei um vídeo prático aplicando todas elas. Enjoy!

 

3 comentários em “As 4 Regras Essenciais da Equalização”

Comentários encerrados.